O clube descobriu, por meio de um "censo" com 1 milhão de fãs, que mais da metade nunca assistiu ao time no estádio, mas a maioria o vê pela TV e já comprou camisas
O Flamengo mapeou, por meio do Censo Rubro-Negro, hábitos de consumo do torcedor. O time solicitou a 1.000.908 cadastrados que respondessem, por e-mail, a um questionário sobre o que compram, ao que assistem, de que marcas de patrocinadores eles se recordam.
Os torcedores que se cadastraram no "censo" passaram a ter direito aos descontos do Movimento por um Futebol Melhor. Apesar de não ser obrigatório responder ao questionário para obter os benefícios, o retorno foi alto: 91% dos cadastrados responderam.
Os dados – organizados pela CSM, parceira do Flamengo no relacionamento com a torcida e na gestão do programa de sócios-torcedores – serão usados pelo departamento de marketing rubro-negro para a criação de campanhas segmentadas e mais eficientes.
A operadora de telefonia TIM, por exemplo, usará os dados para montar ofertas personalizadas de acordo com o flamenguista.
Eis os principais resultados.
Camisas
83% dos torcedores já compraram pelo menos uma camisa oficial;
33% disseram ter comprado mais de três camisas.
Televisão
79% dos torcedores afirmam assinar televisão a cabo;
56% dizem ser assinantes do pay-per-view.
Estádio
51% dos torcedores nunca foram ao estádio assistir ao Flamengo;
75% dos que já foram ao estádio já viajaram para assistir a um jogo.
Patrocinadores
21% dos torcedores reconhecem a Caixa como patrocinadora.
Fonte: Revista Época
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