sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Promessa de Contratações! Presidente do Fla garante olho no Mercado por 'tiros certos'.

Para minimizar falhas em contratações de jogadores para o futebol profissional do Flamengo, o presidente Eduardo Bandeira de Mello colocou em prática, em março, o Centro de Inteligência em Mercado. O intuito é fazer um mapeamento contínuo das opções de atletas existentes nos clubes do Brasil e do mundo, procurando nomes que possam interessar ao Fla em algum momento da temporada. Outra área, do Centro de Excelência em Performance, foi instalada em junho no Ninho do Urubu para analisar mais a parte física e técnica de quem já está no elenco, tanto das categorias de base quanto dos jogadores profissionais.

Ao LANCE!, Eduardo Bandeira de Mello, deu detalhes sobre estes Centros para que o clube dê "tiros certos" em suas contratações em entrevista exclusiva.

O clube já esteja mapeando zagueiros para 2016?

Sem dúvida. Não apenas zagueiros, mas de qualquer posição. A escolha será baseada em métodos científicos e não porque o empresário é amigo.

Qual a sua avaliação do time que a torcida espera? A torcida pode esperar um desempenho melhor?

Não tenho menor dúvida que isso vai acontecer, exatamente porque hoje estamos em uma situação que nos permite avançar mais no campo esportivo. Quando você está espremido pela situação financeira, como nós chegamos aqui com uma dívida de R$ 750 milhões de reais e um déficit projetado para o ano de R$ 130 milhões, era muito difícil você pensar em fazer qualquer tipo de investimento sustentável no futebol. Hoje em dia é diferente, a nossa dívida ainda é alta, mas está equacionada graças ao esforço que fizemos para aprovar a Lei de Responsabilidade Fiscal do Futebol. Temos a perspectiva de ter um alívio no fluxo de caixa, cumprimos todas as contrapartidas pedidas na lei, e a partir daí você passa a ter um espaço maior para investir no futebol de maneira sustentável. Sem contar que nesses dois anos e nove meses, aprendemos a lidar com o futebol a partir de nossos erros.

Em nove meses foram três trocas de treinadores. Faltou planejamento?

Todos os clubes no futebol brasileiro têm esta característica, não há exceção. E efetivamente estamos aprendendo com isto. É uma cultura do futebol brasileiro. Hoje em dia, o Flamengo tem o melhor Centro de Inteligência de Mercado do Brasil e nenhuma contratação do futebol é realizada sem essa aprovação. Na medida que nós também temos um Centro de Excelência em Performance, coisa que não tínhamos, acho que isso tudo junto faz com que tenhamos uma estabilidade maior sobre a permanência dos treinadores. Quando você contrata um, você imagina que ele irá ficar eternamente. Hoje estamos plenamente satisfeitos com o Oswaldo de Oliveira.

Que resultado deve ser esperado destes investimentos?

Olha, acho que um clube da dimensão do Flamengo não pode se relacionar com o mercado de maneira empírica, no “ouvi dizer que tem um jogador muito bom”, “vamos receber um vídeo e contratar...”. Hoje mapeamos todos os jogadores do futebol brasileiro e grande parte do futebol internacional, registramos todos os desempenhos, análises táticas, informações sobre potencial, preparação física e aspectos psicológicos. Já o Centro de Excelência em Performance visa extrair o máximo de desempenho de cada jogador, olhar a nossa base, considerando aspectos técnicos, táticos, físicos, fisiológicos, psicológicos, de nutrição... As contratações de 2015 tiveram o tiro mais certeiro do que 2013 e 2014. Isso foi fruto do trabalho desse Centro de Inteligência de Mercado.

Nesse tiro de 2015 mais certeiro, se refere ao segundo semestre ou ao início do ano?

Estou me referindo a Alan Patrick, César Martins, Guerrero, Sheik, Ederson, e mesmo as contratações do início de 2015, que não estávamos ainda com essa filosofia implantada, acho que nós acertamos e erramos. O Pará, por exemplo, é um jogador bom, e desempenha a função que era do Léo Moura. Foi um pedido do técnico anterior (Vanderlei Luxemburgo), mas creio que foi um tiro certo.

Fonte: Lancenet
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Helio Silva - Senhores rubro negros , ao término do ano de 2015 ,promessas
    do presidente , quanto a contratações de defensores e do camisa 10 , foram
    esquecidas , omitidas , até com a compreensão de final de dificuldades nas
    finanças em andamento para a vitoriosa solução saneadora , mas mesmo assim
    omisso ,não cumprindo as tão necessárias contartações a título de ajuste
    para
    reforçar o elenco . A falta destes procedimentos , colocou o Flamengo em
    situação vexatória , virar freguês do Vasco por omissão ? presidente e a
    sua
    responsabilidade , onde fica ? faça-me o favor !!!

    ResponderExcluir