Horas depois de afirmar ser falso, a Federação Carioca de Futebol se corrigiu, nesta segunda-feira, e confirmou ser verídico o documento de uma reunião do Conselho Arbitral, que estabelece que o campeão e o vice do Campeonato Carioca deste ano serão os representantes do Rio de Janeiro na Copa da Primeira Liga em 2017.
– O documento publicado é verídico. Os dois primeiros colocados do Estadual têm direito a vagas em competições interestaduais. A assembleia que aprovou as vagas na competição interestadual para os dois melhores aconteceu antes do Estadual – publicou a Ferj, no Twitter.
Há questões importantes, no entanto. Vasco e Botafogo não são filiados à Primeira Liga e, no momento, não poderiam participar da competição. Outro ponto é em relação ao Fluminense. Como atual campeão, o Tricolor teria vaga assegura na próxima edição. A Liga também é uma competição independente da Ferj.
A Primeira Liga ainda não se pronunciou sobre o assunto. A entidade terá assembleia nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, antes da cerimônia de premiação no Museu do Amanhã. A assessoria da entidade ainda não foi informada sobre o documento da Ferj.
Motivo de divergência e impasse entre clubes e Federação Carioca, a Primeira Liga poderia ter Botafogo e Vasco como representantes do Rio de Janeiro, na próxima temporada. Em reunião do Conselho Arbitral, em dezembro, antes do início do estadual, os clubes estabeleceram, por maioria de votos, que o campeão e o vice da competição deveriam ser os representantes do estado na competição interestadual, em 2017, quando o torneio entrará oficialmente no calendário da CBF. Flamengo e Fluminense foram votos vencidos no encontro.
– O número de associações participantes, filiadas à Ferj, fica limitado a doas associações respectivamente o campeão e o vice-campeão do Campeonato Estadual do ano anterior – diz o documento.
Neste ano, Flamengo e Fluminense, a contra gosto da Ferj, foram os representantes do Rio de Janeiro na competição. O Tricolor, inclusive, sagrou-se o primeiro campeão da Copa da Primeira Liga. A Federação sempre se opôs e tratou o torneio como amistoso.
Botafogo não descarta jogar o torneio
Envolvido na decisão do Campeonato Carioca, o Botafogo não descartou disputar a Copa da Primeira Liga em 2017. O clube, no entanto, acredita que não seja algo a ser debatido no momento e prefere deixar as negociações para depois do estadual.
– Está cedo para falar nisso. Primeiro, sinceramente, não me recordo dessa decisão. Mas é cedo, não é a hora, não é nossa pauta no momento. As prioridades agora são o jogo de quinta, pela Copa do Brasil, e depois os dois jogos contra o Vasco – disse o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira.
Os responsáveis pela Primeira Liga e os demais clubes cariocas ainda não se pronunciaram sobre o documento.
Fonte: GE
Nenhum comentário:
Postar um comentário